lama padma samten

cebb.org.br/lamasamten

 

 

para começar a meditar

 

o amor transformando relações e construindo

 

lucidez e sabedoria nas atividades diárias

 

introdução ao budismo pelo prajnaparamita

 

retiro de verão 2014 | CEBB Caminho do Meio, Viamão

 

educação na perspectiva budista

 

TEDx Amazônia

 

.    .    .

O mestre budista Lama Padma Samten tem auxiliado inúmeras pessoas em suas vidas e relações cotidianas, com ensinamentos que dialogam com as mais diversas áreas do conhecimento.

Físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de física de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. No início dos anos 80, intensificou seu interesse pelo budismo e em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama, título que significa líder, sacerdote e professor.

Em Viamão (RS), onde reside, está situada a sede do Instituto Caminho do Meio – Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), entidade que dirige. Seu trabalho está voltado à orientação das atividades de seus alunos, através do estudo, da prática de meditação, de retiros e, sobretudo, através do auxílio na compreensão da espiritualidade e da cultura de paz como caminho para que desenvolvam boas relações no ambiente onde vivem.

sobre o CEBB

“No tempo de existência do CEBB em Viamão, ficou muito clara a grande utilidade de uma área de moradia nesses moldes. Vemos a experiência viva de uma mandala implantada de modo concreto. Aqui temos as práticas regulares diárias, os estudos regulares e progressivos, retiros periódicos. Eventos do Darma e de várias outras áreas associadas. Variadas atividades de grupo, sustentação de baixo custo, qualidade ambiental na forma de horta, pomar, naturologia, naturopatia, acupuntura, tecnologias várias, arquitetura adaptada, laboratório de permacultura. 

Isso associado à ação budista no mundo através das iniciativas do Instituto Caminho do Meio. Temos a escola infantil, parcerias com outros grupos, ação em rede com outros CEBBs e outras entidades do Brasil e exterior. Ainda a formação de facilitadores. Tudo isso auto-sustentado economicamente.”

o CEBB é “uma escola aberta para alunos livres [...] O cerne da filosofia está no coração, está dentro do processo, não do lado de fora. Não é uma explicação externa. Ou seja, a lucidez é o próprio processo da espiritualidade.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s